Última atualização em .

Pontos importantes para reflexão

O IPCA-15 de novembro trouxe muito alívio com relação à clareza do caminho a ser seguido pela equipe econômica do governo. Fica nítido a configuração de uma estrutura (em seu estágio final) de recessão de ajuste aonde ocorre duplo choque na demanda tanto monetário como fiscal, quebrando o "dna" inflacionário da economia brasileira. O governo não estimulando a demanda de cara para reduzir o sofrimento social, provoca, acertadamente, que os preços caiam para atender uma enorme massa de clientes cautelosos e que postergam consumo e aproxima preço para que se encaixe no contexto do orçamento familiar que conta com entes desempregados no seu seio. Invariavelmente esse movimento irá despertar consumo sem pressão inflacionária pois fluxo da demanda latente será atendido pelo ativação do fluxo de produção da indústria ociosa. Haverá a reversão do hiato do produto nacional e queda da inflação revertendo o quadro de estagflação que nos aflinge desde 2016.

A redução das taxas de juros como referência para aplicação de taxas de desconto para modelagem de valuation vai atingir aumentando o valor das empresas duplamente. O primeiro impacto é conceitual e aplicado na modelagem como a taxa de desconto dos fluxos de caixa futuros. O segundo é prático na redução das taxas de juros nominais e reais no custo do dinheiro e desmontagem das despesas financeiras e ganhos de lucratividade. Como Bovespa é lucro das empresas, esse é o alicerce que o Brasil e a Bovespa se alicerçam daqui em diante.

Essa semana aposto no Ibov batendo os 111k. O que vocês acham?

Há excelentes expectativas para uma costura positiva do acordo comercial entre EUA x China. Um ponto de preocupação de curto prazo é o andamento do processo de impeachment de Trump no congresso e todo espetáculo midiático que a oposição democrata tem se aproveitado para fazer. Uma probabilidade considerável é que o processo passe no congresso de maioria democrata mas que caia no senado de maioria republicana, partido do presidente.

 

Pingbacks

Pingbacks estão abertas.

Trackbacks

Trackback URL

Comentários

Ainda não há comentários.

Publique seu comentário