Última atualização em .

O gás de cozinha está muito caro?

Uma grande discussão tem surgido esses últimos tempos sobre o preço de alguns subprodutos do petróleo, dentre eles o gás liquefeito de petróleo GLP. Como a política de preços da Petrobrás segue a cotação do barril no mercado internacional, então, até que mude a política, se preço sobe lá fora, então sobe aqui dentro. Na minha opinião, isso é uma distorção causada pela reserva de mercado formado por um monopólio da empresa e que já que ela não será totalmente privatizada, então que seu lucro forme definitivamente um "fundo soberano" a exemplo do que ocorre na Noruega e que sirva de colchão para amortecer alterações de preços da commoditie no mercado global.

Primeiro vejamos a composição dos fatores que determinam o preço do botijão de gás para o consumidor final na figura a seguir. O produto em si custa 48,9% do seu valor final, os demais componentes são Icms (imposto estadual) com 14,5%, os impostos federais PIS/PASEP e Cofins foram zerados e outro principal componente é a margem de custos e lucros na distribuição (iniciativa privada) com 36,6% 

Abaixo uma tabela com preços em algumas UF´s do país

Agora uma importante comparação: o preço médio do gás de cozinha contra o salário mínimo nos últimos 20 anos. A  porcentagem caiu nos últimos anos não por nenhuma melhoria produtiva que tenha sido repassada para rebaixar preços. Apenas porque tivemos aumentos de ganho real na massa salarial acima da inflação em alguns anos entre 2012 e 2015 o salário mínimo subiu, em média, 3,5% acima da inflação.

 

 

Pingbacks

Pingbacks estão abertas.

Trackbacks

  1. car wash near me em #

    O gás de cozinha está muito caro? | FBC

  2. best site em #

    O gás de cozinha está muito caro? | FBC

Trackback URL

Comentários

Ainda não há comentários.

Publique seu comentário